<<

Contrate um profissional


Impressão digital sobre papel, 12 fotografias, 17,5 x 21 cm cada, 2014 - 2017.



Desde 2014, convido um número cada vez maior de profissionais habituados a fotografar obras de arte para registrar uma mesma “escultura” de sua autoria: uma pedra de pequeno porte encontrada na rua e que nunca será, de fato, exibida ao público. Em uma exposição de 2017 no Brasil, esse projeto incluiu, pela primeira vez, uma imagem da instalação contendo essas fotografias, ou seja, a fotografia da própria obra na exposição.

A história da arte não é exclusivamente a dos objetos e das experiências artísticas – é também a história de suas fotografias. É comum que nosso primeiro contato com obras de arte seja, na verdade, através de seus registros fotográficos.

Mais do que isso, nosso repertório visual tende a ser composto majoritariamente por esse tipo de imagem, dadas as dificuldades de acesso aos objetos artísticos, localizados em coleções institucionais e particulares, muitas vezes da Europa e dos Estados Unidos.





Fotógrafos: Pedro Victor Brandão, Everton Ballardin, Edouard Fraipont, Vicente de Mello, Mario Grissoli, Rafael Adorján, Ding Musa, João Musa, Hugo Curti, Filipe Berndt, Celia Saito, Isadora Brant, Max McKeller e Pedro Napolitano Prata.





How to Photograph Artwork, Kodak Guide, 1991:

“Contrate um profissional. Precisão, em vez de criatividade, é o aspecto mais importante deste trabalho.”










“Se alguma coisa caracteriza a relação moderna entre a arte e a fotografia, é a tensão ainda não resolvida que surgiu entre ambas quando as obras de arte começaram a ser fotografadas.” - Breve História da Fotografia, 1931, Walter Benjamin.






“... deixei-me convencer a reproduzir a instalação de Kosuth, talvez inteiramente de acordo com seu sentido, não numa ‘foto original’, tal como pareceria se fosse montada hoje ou tal como pareceria quando foi mostrada pela primeira vez. Ao contrário, ela foi reproduzida segundo uma cópia do guia de arte de Robert Atkins, onde não designa mais a cadeira em sua trindade, mas algo totalmente diferente, um chavão da história da arte: a arte conceitual.”

O Fim da História da Arte, Hans Belting.

Filipe Berndt: making off.
Postais do Museu do Prado com erros de impressão
Créditos fotográficos: autorias mínimas

Na maioria das vezes que o passado intervém, o interesse focaliza sobre a alocação de créditos.




“Eleição de um motivo (tema) e a ação de isolá-lo da natureza;
Visão em perspectiva fotográfica (reconhecer que há diferenças entre o olho humano e a lente de uma câmera);
Transposição da cor natural para uma escala de tons fotográficos;
Isolamento de uma temporalidade (a fotografia será o registro de um m omento específico).”

Os elementos da criação fotográfica, em Sobre as possibilidades da criação fotográfica, 1965, Otto Steinertque.
_

“Extraordinária densidade de pequenos detalhes, visão mais além do olho nu, exatidão, clareza de definição, delineação perfeita, imparcialidade, fidelidade tonal, sensação tangível de realidade, verdade.”

James Borcoman sobre a fotografia de obra de arte, em O Beijo de Judas, 2013, Joan Fontcuberta.