<<

Pintores


Acrílica sobre parede, 2014-2017.





Para Pintores, instalação colaborativa, visito canteiros de obras nos arredores do espaço expositivo e convido trabalhadores a colaborar (de maneira remunerada) em uma obra . Em Brasília, os cinco pintores convidados receberam tintas de seis tonalidades diferentes, que poderiam ou não ser combinadas, para recobrir as faixas de parede que lhe foram designadas. Interferiu o mínimo possível nas escolhas desses profissionais, que assinaram seus trabalhos.

Lourival Lima Oliveira (que havia preparado as paredes do Espaço Marcantonio Vilaça), deixou uma das faixas sem camada adicional de cor, assumindo a pintura do espaço como parte do trabalho de sua autoria.

Para atingir a neutralidade do espaço expositivo, esse local fora do tempo que confere às obras nele exibidas a aura de valor histórico, é preciso não apenas apagar qualquer indício do mundo exterior, mas também os mecanismos e processos que constituem o cubo branco como um espaço real. Para que a suposta mágica da eternidade ocorra, são mascarados os inúmeros trabalhadores envolvidos na concepção e montagem de uma exposição, que aparece como fruto exclusivo do trabalho criativo do artista e, por vezes, do curador. Montadores, produtores, profissionais de limpeza, pedreiros e pintores de parede não têm espaço no espaço que ajudaram a criar.










Experiência 2
Espaço Cultural Marcantonio Vilaça, Brasília, 2017.
25 faixas (9 de 65 x 60 cm e 16 de 185 x 60 cm). Pintores participantes: Claudio Ramos de Lima (Santo Antonio da Descoberta, GO), Uerlio Moura da Silva (Corrente, PI), Lourival Lima Oliveira (Aldeias Altas, MA), José Arimatéia (Caxias, MA) e Luis Ribeiro de Assis (Carinhanha, BA).


A cidade de nascimento dos pintores é adicionada abaixo de seus nomes, um dado importante para a compreensão da invisibilidade desses profissionais. A maioria desses trabalhadores nasceram no Norte e Nordeste do Brasil.





1. Michel Gomes / 2. Edmundo de Maced / 3. Paulo Marque / 4. Douglas Ferreira e Anderson de Souz / 5. Edinaldo da Silva (Nino), Ricardo Alves e Luiz Sant / 6. Rogerio Rodrigues / 7. Jessé Ferreira.


Experiência 1 
Blau, São Paulo, BR.