<<

Recoding Art


curta metragem, HD, 14'50", 2019.
Apoio Deviant Practice 2018-19, Van Abbemuseum.



     

Direção: Bruno Moreschi and Gabriel Pereira
Montagem: Luara Oliveira
Produção: Fernanda Pessoa
Fotografia: Rodrigo Levy
Projeto gráfico: Guilherme Falcão
Animação: Ricardo Monteiro
Som: David Menezes
Trilha: Wolfgang von Kempelen
Correção de cor: Isabela Moura


         

IDFA, 2019, Amsterdam (world premiere)
Festival É Tudo Verdade 2020, São Paulo
Hot Docs 2020, Toronto
Aspen Shorfest 2020, USA
Kaohsiung Film Festival 2020 Taiwan
Dart Festival 2020, Barcelona
Lo schermo dell’arte Film Festiva 2020, Firenze
Festival de Fino Filme 2020, São Paulo
Videoforme 2020, Paris
Besides the Screen 2020, Vitória e Porto
Interfilm Festival 2021, Berlim



Em uma noite de outubro, o pesquisador de mídia digital Gabriel Pereira me enviou um e-mail. A mensagem marcou o início de uma pesquisa que envolveu a criação de uma plataforma que centraliza 7 Inteligências Artificiais comerciais para ler a coleção de um museu de arte contemporânea.

Nos resultados, Pereira e eu procuramos por falhas, erros e leituras inesperadas feitas peas IAs – mas também encontramos algoritmos que nivelam a subjetividade artística à lógica capitalista. Subjacente a tudo isso estava o trabalho crucial mas invisível dos Amazon Mechanical Turkers.

Assista em https://aeon.co/videos/what-does-an-ai-make-of-what-it-sees-in-a-contemporary-art-museum







Mais sobre a pesquisa:
Artigo “Artificial Intelligence and Institutional Critique 2.0: Unexpected Ways of Seeing with Computer Vision”
Com Gabriel Pereira. Springer AI & Society Journal (editada por Mitra Azar, Geoff Cox e Leonardo Impett).

Chapter “Ways of Seeing with Computer Vision: Artificial Intelligence and Institutional Critique”
Livro Devian Practice 2018-19, Van Abbemuseum.

recodingart.com








Stills do filme.



Etiquetas expositivas.