Bruno Moreschi

Projetos / Projects    Bio / CV     Texts    

<<

As variadas dimensões variáveis
por Paulo Miyada (*)
pdf catálogo da exposicão

Para organizar a exposição “SEM TÍTULO - Técnica mista, dimensões variáveis”, Bruno Moreschi, cuja atuação ora engloba múltiplas áreas de atuação no processo da arte, ora subtrai-se em lógicas quase autônomas, escolheu contar com um curador convidado. Decidimos que sua primeira exposição individual deveria ser mais de uma coisa ao mesmo tempo.

A. Ela é a mostra itinerante da publicação mundial ART BOOK, seleção dos mais promissores artistas da atualidade, apresentada na forma de um recorte curatorial temático sobre os limites da integridade da linguagem – um exercício fictício que dramatiza cacoetes contemporâneos e, ao mesmo tempo, funciona como comentário e desdobramento das práticas do próprio Moreschi, exemplificadas por seus trabalhos agregados à itinerância.

B. É uma exposição individual que condensa os últimos anos da produção de Moreschi, que tem como eixo seu mestrado recém concluído. Desveladas as ficções que podem ludibriar o público, resta uma compilação de provocações sobre a natureza do ato artístico: quem, afinal de contas, é seu agente? Aquele que tem a ideia? Que lhe dá corpo? O público em suas leituras infinitas? Todos, na medida que se entenda atuar como “representar um papel”, com todas as implicações teatrais que esta expressão pode carregar.

C. É um trabalho novo em si mesmo, feito em colaboração com os vários agentes convidados – dos fotógrafos ao curador, passando pela designer – e extensível ao catálogo da mostra. Todos os subsistemas articulados na realização da exposição foram tratados como atos criativos, parcelas de uma atuação artística ampla que escolhe correr o risco de tornar indistintas as linhas de contorno que separam cada obra.

Texto para a exposição SEM TÍTULO - Técnica mista, dimensões variáveis (Bruno Moreschi etc.), 15/3 - 16/4/2014, Funarte São Paulo, Brasil.

* Paulo Miyada é arquiteto e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), Brasil. Foi assistente de curadoria da 29ª Bienal de São Paulo e atualmente coordena o Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake.

brunomoreschi@gmail.com
Alguns dos textos do site foram escritas em conjunto com a curadora Caroline Carrion. / Some of the texts on the site were written in conjunction with curator Caroline Carrion.